| Página Principal | Serviço Atendimento ao Cliente | Webmail | Acesso Restrito   
 
Toyota fará recall do Corolla
Fonte: Carro Online
 

Gerson Campos

O Procon-SP (Fundação de Defesa e Proteção do Consumidor) divulgou nota na noite desta sexta-feira (23) afirmando que a Toyota, após reunião com o GEPAC (Grupo de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo, do qual fazem parte o Procon e outros órgãos como o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor ), "assumiu compromisso de realizar recall do tapete do Corolla, em razão das notícias de acidentes envolvendo o modelo".

Antes dessa decisão, o Ministério Público de Minas Gerais havia proibido as vendas do sedã no estado, e havia o risco de o veto ser estendido a todo o país.

De acordo com o Procon, a convocação será feita pela Toyota nos próximos dias. “O resultado da reunião foi satisfatório, pois mostrou a força da união dos órgãos de defesa do consumidor, que conseguiram garantir a preservação da segurança dos motoristas”, afirmou em comunicado Roberto Pfeiffer, diretor-executivo do Procon. 

O Procon afirma ainda que vai acompanhar o caso e que havia instaurado uma averiguação sobre o caso, trabalhando em conjunto com o GEPAC, desde que foram constatados os problemas do Corolla nos Estados Unidos.

 

Adesivo de alerta para o risco do tapete

Em seu site, o Ministério da Justiça traz mais detalhes sobre o caso, afirmando que a Toyota, após reunião com representantes do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) e do Procon-SP, "reconheceu o risco oferecido pela falta de fixação do tapete ao assoalho e se comprometeu a adotar todos os procedimentos exigidos no Código de Defesa do Consumidor para a realização do recall, no caso específico da aceleração involuntária".
 
O Ministério afirma ainda que a montadora admitiu investir em propagandas em rádio, TV e jornais, além de seu próprio site, para informar sobre os riscos relacionados à fixação do tapete. Além disso, a Toyota ainda enviará cartas aos donos de Corolla fabricados de abril de 2008 em diante.

A medida mais curiosa, no entanto, é a fixação de um adesivo no para-brisas do Corolla com o objetivo de "alertar para o risco em caso de deslocamento do tapete".
 
Ainda de acordo com o Ministério da Justiça, a Toyota orientará as concessionárias a substituir tapetes não originais por peças genuínas e a não vender mais tapetes fabricados por empresas independentes. A marca ainda teria se comprometido a incluir tapetes genuínos entre os itens de série dos novos veículos.  
 
Contatada pelo Carro Online, a Toyota confirmou que o recall será feito e os proprietários de Corolla serão avisados.

Fontes ouvidas pela reportagem afirmaram que a medida vem sendo estudada desde fevereiro.

Imagens Pedro Bicudo

 

© Copyright 2004-2018 ABASE Telecom